NOTÍCIAS DO TURISMO

HOSTEL FAZ ANIVERSÁRIO  E COMEMORA

O Porto Alegre Hostel Boutique, localizado na esquina da Gaspar Martins com a São Carlos, no bairro Floresta, na Capital Gaúcha, está comemorando seu segundo ano de atividades.  Uma mostra de Fotografias e Coleção Copa do Mundo-2014 integram a programação que foi concebida pelo proprietário, Carlos Augusto, com dois objetivos: Um pelo sucesso do empreendimento e outro pela quebra de paradigma. Ele conseguiu mais de 20 mil hóspedes no período e dar suporte aos moradores, empreendedores da região para a revitalização da área, trazendo à luz o antigo casarão, construído em 1927. Isso foi possível graças ao relacionamento com a comunidade do entorno, que aderiu a associação Refloresta.

Foto dos antigos donos do prédio na mostra
 Cria que bebeu na escola de preparação de lideranças de um dos maiores e mais importante folclorista brasileiro, o gaúcho santanense João Carlos Paixão Cortes, o jovem empreendedor Carlos Augusto aprendeu, nas suas lides perante o Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, dirigida por Paixão, e nas suas atividades profissionais voltadas ao setor de turismo, a respeitar o meio e dar-lhe destaque. Com luz própria, o dono do Hostel comemora o fruto de um trabalho árduo, apontando a visitação de 20 mil hóspedes nesses dois anos, oriundos de todos os estados brasileiros e de mais de 50 países. As histórias e estórias dos hóspedes são as mais diferentes, conta ele ao relatar esse período. Muitos cruzam as Américas,  seja em ônibus de linha, motos ou até mesmo de bicicleta. O tempo médio de permanência dos jovens hóspedes é de dois dias.  A maioria está "indo ou vindo " para Florianópolis  ou  "indo ou vindo" de Montevideo, Punta Del Este ou Punta Del Diablo, no Uruguai.
Carlos Augusto durante o evento
Na abertura da festividade pelos dois anos, houve ainda o "Conheça o Cervejeiro", uma parceria com a Associação de Cervejeiros do Bairro Anchieta em Porto Alegre.  A convidada da noite foi a Cervejaria Távola, que produz cervejas artesanais. O  empresário , engenheiro Artur Bichinho, contou sua trajetória que começou "cozinhando uma cerveja ", e vem prosseguindo com produtos que já são requisitados pelo mercado consumidor. Hóspedes, convidados, jornalistas e até autoridades prestigiaram a solenidade pelos seus dois anos de atividades, como foi o caso da a vereadora Sofia Cavedon, que foi levar os cumprimentos ao empreendedor Carlos Augusto por  revitalizar o bairro. Fotos de Gilberto Sander Müller. (postado em 23.01.2014)


HOTELARIA EM EXPANSÃO 

O GJP continua com expansão da sua rede hoteleira no Brasil. No dia 16 de janeiro 2014 o grupo apresentou, em Porto Alegre  junto com a empresa M.Stortti, o Projeto Hotelaria Sul Brasil, que prevê o lançamento de 19 hotéis na região Sul do País: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O modelo econômico dos empreendimentos segue o conceito de incorporação, atraindo investidores para a aquisição de apartamentos e exploração de serviços complementares como área de alimentação, bancos, farmácias e outros. As cidades indicadas pelas análises de mercado para receber os hotéis são Pelotas, Santa Maria, Erechim, Passo Fundo, Caxias do Sul e São Leopoldo no Rio Grande do Sul; Florianópolis, Joinville, Blumenau, Chapecó e Itajaí/Camboriú em Santa Catarina; Curitiba, Londrina, Maringá, Apucarana, Cascavel e Toledo no Paraná.


A bandeira Linx, do Grupo GJP, incluirá as hospedagens no modelo econômico. Cada empreendimento terá de 100 a 125 apartamentos, um pequeno centro comercial e terreno com metragem superior de 2500 metros quadrados, informaram Guilherme Paulus (GPG) e Maurenio Stortti, da consultora M. Stortti, responsável pelos estudos de mercado. A empresa atua no desenvolvimento de projetos arquitetônico, financeiro e jurídico dos empreendimentos, tendo indicado a incorporação hoteleira como conceito do negócio. “Buscamos um sócio proprietário do terreno, incorporadoras locais ou estaduais para o gerenciamento da construção e adquirentes finais das unidades”, explicou o diretor da M.Stortti, Maurenio Stortti. Para o Grupo GJP, o projeto Hotelaria Sul do Brasil vem como complemento de um programa que visa ofertar produtos variados, de forma a atender desde o executivo de negócios - tanto que a empresa, também com a atuação da M. Stortti venceu licitações para a construção de hotéis junto a aeroportos -  as famílias, os eventos, sejam grandes, médios ou pequenos, ou ainda atender o que se chama de "hospedagem de luxo". Na Região das Hortênsias, em Gramado (RS),  além do tradicional Serrano, o grupo tem o Saint Andrews, um local exclusivo para poucos, com apenas 11 unidades de puro conforto e luxo. Na foto de Carlos Rodrigues, Guilherme Paulus e Maurenio Stortti.



GARIBALDI CHAMA PARA A VINDIMA

De 17 de janeiro a 9 de março, Garibaldi promoverá o Veraneio da Vindima. O evento organizado pela Secretaria de Turismo e Cultura, em parceria com o trade turístico local, possui uma ampla programação durante todo o período. A abertura oficial acontece no dia 20 de janeiro, às 18h, na propriedade de Vilmar Bettú, na Estrada do Sabor.
O objetivo do Veraneio da Vindima é valorizar o fluxo de turistas nas regiões enoturísticas na estação e proporcionar para a comunidade local atividades e experiências diferenciadas no período. O nome é inspirado no movimento turístico ocorrido nas décadas de 40 e 50, quando os turistas do Estado, especialmente de Porto Alegre, vinham para a Serra, em detrimento do litoral, pelo clima ameno e saudável.


De acordo com a secretária de Turismo e Cultura, Ivane Fávero, este será um veraneio diferente, pois homenageia o trabalho de um ano inteiro do setor vitivinícola, trazendo a colheira da uva, a vindima, como destaque. “Será a primeira edição, mas queremos que esta programação tenha continuidade e se fortaleça a cada ano”, destaca.
Foto de Vicente Silveira. Mais informações:  www.garibaldi.rs.gov.br


PORTO ALEGRE ESTÁ ENTRE AS MELHORES

O turismo brasileiro está mais competitivo. O país obteve este ano a maior nota desde que foi criado o Índice de Competitividade do Turismo Nacional, ferramenta desenvolvida pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Fundação Getúlio Vargas para mensurar o nível de desenvolvimento do turismo nacional. FONTE : PMPA