domingo, 13 de abril de 2014

GRAMADO E CANELA: PÁSCOA E PAIXÃO DE CRISTO

A Semana Santa que começa nesta segunda-feira, dia 14, é o período em que a Páscoa em Canela atinge o seu clímax, evocando o lúdico, para envolver a gurizada nas comemorações do Coelho, e o religioso, com espetáculos criados visando reviver a saga do Filho de Deus e cultural, com apresentações exclusivas de música sacra. 


Decoração temática em rua de Canela

 Esse clima será mantido até Domingo de Páscoa, dia 20, mas com muitas atrações até o feriado de Tiradentes, 21 de abril. A estreia da peça  “A Paixão de Cristo” , no sábado – dia 12 de abril – a noite, no Parque do Lago, foi um momento de muita emoção. A vida e morte de Cristo foi contada pela sua mãe, Maria, cuja atriz – assim como os demais componentes – levou a plateia às lágrimas, num clima de grande magia. O espetáculo, assinado pela Faces Produções, será reprisado novamente no dia 19 de abril, sábado da Aleluia, às 21 horas, com entrada franca. Sob direção de Carla Reis e Fabrício Ghomes, no elenco estão 40 atores canelenses e mais de 20 pessoas na parte de produção.
Paixão de Cristo

Na sua fala e ressurreição, o Jesus Cristo da Faces Produções foi um grande. Mas a Páscoa em Canela tem muito mais, pois toda a cidade se preparou para corresponder ao carinho dos visitantes. Além da peça sobre a vida de Cristo, haverá apresentações de “Estátuas Humanas – Uma Performance da Paixão de Cristo”, apresentadas por cinco personagens por meio de movimentos e performances que remetem aos momentos finais de Cristo até a ressurreição, com criação e direção de Alindor Estrella Figueroa, sempre na frente da Catedral de Pedra, Dali, sairá, na Sexta-feira Santa a Procissão do Encontro, às 18h. 
Final apoteótico, quando o bem brilha soberano através de Cristo
 A “Árvore da Páscoa” e “Casinha do Senhor e Senhora Coelho”, figuram entre as atrações lúdicas para a gurizada. A Praça João Correia fervilha de apresentações e serve de palco para as muitas alegorias de famílias de coelhos e seus ovos coloridos, que ocupam toda a Rua Osvaldo Aranha. Hotelaria, rede de restaurantes, comércio e serviços de  entraram no ritmo de Páscoa. No centro, a tradicional Feira do Artesanato está comercializando artigos de Páscoa, como decorações especiais, muitas dessas em apoio a obras benemerentes. No centro de eventos, também funciona uma feira. No hotel Laje de Pedra, a  equipe de recreação confecciona orelhas e carinhas de coelhos para os pequenos hóspedes, que já no café da manhã estão paramentados. Os hóspedes contam ainda com o Capitão Coati, o mascote da garotada.
Capitão Coati
Prefeitura, Oltramari Produções e Diocese de Canela apresentam dois concertos de música sacra. Serão executados no sábado e no domingo, por músicos de renome internacional vindos da França, Suíça, Espanha, Inglaterra e Argentina. No Sábado de Aleluia (19), às 18 horas, a soprano Maria Cristina Kiehr será acompanhada pelo violinista Rodolfo Ritcher, pelo gambista Hernán Cuadrado, pelo cravista Manuel de Olaso e pelo flautista Rodrigo Calveyra. No domingo (20), às 16 horas, Maria Cristina e Calveyra terão Ariel Abramovich, com o instrumento Vihuela, ao seu lado. As apresentações serão realizadas na Catedral de Pedra. 

ANIMAÇÃO DESDE A ENTRADA E  NOS DESFILES DE GRAMADO

Ruas de Gramado com o motivo "Páscoa"
Muita animação em Gramado com o Chocofest que vai até dia 21 e nesta semana de 14 até 21 - mantém uma intensa programação envolvendo a família inteira. Desde os bebês, até as vovós e vovôs, o grupo da Terceira Idade fazendo ou ministrando cursos e, claro se divertindo pra valer. Essa é a regra da Chocofest que lotou Gramado neste final de semana (12 e 13 de abril), com disputa cerrada por uma vaga para estacionar e depois para ver de perto o desfile e as apresentações quase mágicas. Carros alegóricos, bailarinos, crianças, adultos, coelhos, bruxas, abelhas e vaquinhas, enfim, muitos personagens coloriram as ruas. A tradição gaúcha presente com Prendinhas em charretes, se misturando os personagens do Beto Carrero World e outros personagens. Tudo isso para fazer os motivos da festa, o Coelho e seu Ovo de Páscoa, brilharem em vários momentos. Um dos preferidos da gurizada, o Conde Guloseima chega a reunir a turminha numa parada exclusiva. Ele tem sua Toca, ali na Rua Coberta, onde acontecem ações que encantam as crianças. O evento neste ano tem uma conotação voltada ao meio ambiente. No sábado dia 12, na abertura do Planeta das Guloseimas, mais uma vez os visitantes foram instados a versar sobre a sustentabilidade. As oficinas de feitura de chocolate e bichinhos de cacau pelas crianças é uma das atrações imperdíveis em Gramado. 
Muita criação por parte da gurizada na Rua Coberta em Gramado
A parte religiosa da Páscoa de Gramado teve a primeira ação com o domingo de Ramos que, conforme a Bíblia ocorreu no último domingo de vida terrena do Filho de Deus, quando Ele chegou a Jerusalém e o povo o recebeu jogando palmas nas ruas. A procissão, mesmo sendo um evento da Igreja Católica, foi acompanhada por muitos turistas de várias religiões, alguns lembrando que “ainda são cristãos”, apesar de não terem muito tempo para a prática. “Aqui em Gramado é como se todos tivessem uma religião do bem. Tudo é tão lindo. Estou levando para Fortaleza um dos ramos que peguei na procissão e vou guardar com devoção”, anunciou Iolanda Fragoso, que veio em excursão e percorreu a região das Hortênsias, onde pernoitou no final de semana. Veja mais em www.chocofest.com.br
Preparativos para o desfile